Ontem recebi da TAM o email ao lado que traz o título de «Nossa maior satisfação é ter você voando com a gente» e no seu conteúdo me comunica que sofri um downgrade no programa de fidelidade deles. Segundo o texto não atingi as 48 mil milhas necessárias no ano de 2009 para manter a categoria vermelha. Considero essa regra justa e correta. De fato dividi com outras companhias os meus vôos, muito em função de melhores ofertas e fastio com algumas dificuldades impostas pela TAM com por exemplo exigir ir à loja na troca de vôo e o seu site que costuma travar, dar problema. Na correria do dia-a-dia um atendimento eletrônico ágil para mim faz toda a diferença.


Mesmo chateada com a companhia, como disse, considero justa a resolução dela. O que considero lamentável é a forma de realizar isso e o comportamento e a atitude que entrevejo estarem por trás dela. O ano passado o Smile me enviou alguns emails me animando a acumular mais pontos na companhia para conseguir upgrade. Seus emails surtiram o efeito desejado e comecei a optar mais por voar com a Gol. 


A TAM em contrapartida não me enviou nenhum email ‘lembrando’ da data limite para acúmulo de milhas. Não mostrou nenhum interesse em me manter como cliente ‘vermelha’ que na linguagem deles, significa ‘especial’. Soube que fui rebaixada quando tentei entrar numa sala VIP e meu acesso foi negado. Logo quando abri minha caixa postal estava lá o email datado em 01 de abril para me avisar que ‘a partir de abril’ estaria sendo rebaixada.


Legal, né? Qual vocês acham que foi a atitude que rege essa forma de agir?


Soa até cômico o final do email com a frase «você é muito importante para nós, e nosso desejo é continuar fazendo parte de sua vida» com a assinatura do Libano Barroso, atual presidente da companhia. Nada mais inconsistente.


Pena que o etos do Comandante Rolim esteja tão, mas tão longe da empresa que ele fundou.