2013, ano da Serpente no horóscopo Chinês. De novo. Há doze anos enviamos para nossos parceiros e amigos da behavior um cartão de natal com uma serpente na capa e dentro dele escrito nossos desejos de que, tal qual uma serpente, pudessem, naquele ano, se transformar, transmutar, tirar a ‘pele’ que não serve mais e deixassem vir o novo na suas vidas.

Lembro do efeito desse cartão nas pessoas. Lembro dos comentários e da surpresa que ele gerou. Lembro, especialmente, de minha real intenção de que cada um que recebesse esse cartão pudesse aproveitar a energia do ano da Serpente para fazer a mudança que a alma, provavelmente há tempos, pedia.

Acredito em ciclos que se repetem num processo espiral de crescimento  e por isso creio que estejamos concluindo um ciclo de grandes mudanças nas nossas vidas. As vezes estamos tão ocupados, na tarefa, que nem percebemos quanto caminhamos e muito menos, para qual direção andamos.

Mas para isso que os rituais são importantes, eles marcam o tempo, nos lembram, nos recordam e nos permitem viver com maior consciência o que tem que ser vivido. O ritual da virada do ano, é um dos poucos, até onde eu sei, que permeia quase todos os países e raças. Mesmo que em tempos cronológicos diferentes, a mesma intenção de renovação de tantas culturas diferentes deve tornar esse ritual muito poderoso.

Aproveite este período para refletir como foram seus últimos doze anos: você está gostando do caminho que escolheu? da direção que sua vida tomou? está orgulhoso de você? está triste com você? andou muito? se perdeu muito? se andou muito, provavelmente tenha se perdido, nem que seja um bocadinho, como diria um grande mestre que tenho. Aprendi que não tem como andar, fazer caminhos novos, e não se perder.


O ano da Serpente para mim, tem o significado do ato, da conclusão, de tirar a pele que não serve para iniciar um novo ciclo. Faça e conclua sua mudança, concretize os seus desejos, deixe a coragem e o amor guiar os seus passos neste ano de 2013. Inicie seu novo ciclo, declarado pelo povo Maia, confirmado pela astrologia moderna, pela Umbanda, Taro, espiritismo, ou qualquer que seja sua crença, ou suas crenças, se for assim como eu,  ecumênica.

Não tenha medo do novo. Não tenha medo em se reinventar.  Honre aquilo que está deixando para trás e o trouxe até aqui. Diga adeus, a-Deus, entregue para Deus, aqueles que não o acompanharão e não fique triste pela despedida; nem todo mundo vai enxergar o que sua alma enxerga. É por isso que não espere total compreensão dos outros e assim, aprenda a não se apoiar tanto na opinião deles.

 Tenha fé. Acredite. Confie. Tirar a pele pode até doer, mas se aproximar conscientemente, da sua alma, de seu Sentir, do seu Eu mais profundo, é um dos melhores presentes, que no meu mais puro desejo de início de ciclo, eu lhe desejo. De coração.